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7 exemplos inteligentes de escuta social que você deve implementar hoje | Menção

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O mercado consumidor online é densamente povoado. Com mais marcas lutando pelos mesmos clientes de sempre, não é surpresa que muitas estejam buscando novas maneiras de se aproximar de seus clientes potenciais.

Marcas que priorizam valores demográficos e gratificações têm maior probabilidade de obter sucesso em 2024. Na verdade, 84% dos consumidores online agora afirmam que só se envolverão com uma marca cujos valores estejam alinhados com os seus.

Portanto, para aumentar o número de seguidores e o potencial de conversão, as marcas inteligentes devem começar a ouvir nas redes sociais.

Vimos inúmeros exemplos de escuta social que demonstram os benefícios de aprender mais sobre o que seus consumidores desejam.

A escuta social pode melhorar sua compreensão dos valores e tendências demográficas e ainda lhe dá a oportunidade de interagir diretamente com as menções da marca para aumentar o envolvimento e aumentar o sentimento.

Especialistas da Everyone Social afirmam que as empresas podem aumentar a defesa do cliente de forma surpreendente 25% quando monitoram e respondem às menções da marca nas redes sociais.

Nas costas de 61% das empresas agora planejando implementar a escuta social em sua estratégia de vendas em 2024, listamos sete exemplos de escuta social para se inspirar à medida que você conhece seus clientes por dentro e por fora.

Ben & Jerry’s: analisando o desempenho do anúncio

Ben and Jerry’s é um ótimo exemplo de marca que escuta. Responsável por inúmeras campanhas que visam diretamente os valores e tendências demográficas dos consumidores, a marca de sorvetes é conhecida por criar novos sabores e designs baseados em temas que mantêm seus consumidores conversando.

No entanto, para este exemplo de escuta social, a marca afastou-se da monitorização tradicional dos meios de comunicação social e olhou diretamente para o seu envolvimento publicitário em busca de mais pistas sobre como fortalecer a sua estratégia.

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Decidindo analisar o desempenho de seus anúncios fora do que eles consideravam ser a temporada mais lucrativa, a Ben and Jerry’s descobriu que mais consumidores estavam clicando em seus anúncios sociais durante a temporada de inverno, além de aumentar os gastos com seus sorvetes.

Levando esta notícia às redes sociais, Ben and Jerry’s analisou então menções à marca que mostravam um aumento na procura de gelados durante o mau tempo.

À medida que mais pessoas ficavam em casa para assistir à Netflix, a marca descobriu que seu potencial de segmentação aumentava durante o inverno, como uma pose para os meses de verão.

Em resposta, a marca ajustou desde então suas estratégias publicitárias para acomodar os lanches de inverno. Eles até lançaram um sabor de sorvete específico conhecido como Netflix e relaxado para aproveitar as menções exatas à marca que descobriram neste fantástico exemplo de escuta social.

McDonald’s: monitoramento multiplataforma

O Mcdonald’s também é uma ótima marca a ser considerada como um exemplo positivo de escuta social. A marca de fast-food se destaca quando se trata de escuta social.

Eles não apenas usam a escuta social para acompanhar inúmeras tendências sociais, mas também são conhecidos por trazer de volta os favoritos dos fãs no menu, apenas com base nas menções nas redes sociais.

Dito isto, o exemplo de escuta social em que nos concentramos é o McDonald’s 2023 Tendência de tremor de careta. Depois de lançar sua mais nova campanha baseada no popular mascote, o aniversário do Grimace, a marca viu muito amor surgir por suas refeições e shakes temáticos.

No entanto, isso logo se espalhou por várias plataformas sociais.

Quando os profissionais de marketing do McDonald’s aproveitaram suas habilidades de escuta social, eles descobriram que a tendência do Grimace Shake foi lançada no TikTok, bem como em outras plataformas, como Instagram Reels e curtas do YouTube.

Seus consumidores criaram vários vídeos e memes compartilháveis ​​que a marca conseguiu republicar em sua própria plataforma para aumentar o engajamento social.

Respondendo espirituosamente à tendência do TikTok, o McDonald’s postou seu próprio meme Grimace com a seguinte legenda: eu fingindo que não vejo a tendência de fazer careta.

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Isso não apenas despertou mais compartilhamentos e menções sociais, mas também provou que o poder da escuta social em várias plataformas poderia ajudar a moldar campanhas multicompartilháveis.

Aqui está outro exemplo inspirador de escuta social:

Amazon: recomendações personalizadas

A Amazon também deve ser mencionada como um exemplo de escuta social para se inspirar.

Sendo um dos maiores retalhistas online do planeta, certamente sabe como fazer com que a sua base de consumidores mundial volte sempre.

A Amazon usa estratégias de escuta social para aprimorar sua experiência na loja online.

Usando uma série de ferramentas de monitoramento, menções e dados de mídia social, os poderosos algoritmos da Amazon decidem em que cada cliente teria maior probabilidade de clicar antes de exibi-lo bem na sua frente ao entrar no aplicativo.

Esta é uma demonstração perfeita do uso e dos benefícios do inteligência artificial nas redes sociais.

À medida que as bases de consumidores aumentam, o uso de ferramentas de IA para ouvir conversas em todas as plataformas é essencial para grandes marcas como a Amazon.

Melhor ainda, a Amazon leva a escuta social um passo adiante, olhando para os consumidores individualmente como uma pose para todo um grupo demográfico.

Por exemplo, um usuário de mídia social que publica um tweet sobre seu produto de cuidados com a pele favorito provavelmente verá produtos semelhantes aparecendo em sua conta da Amazon.

Eles podem até rastrear os preços dos produtos mais vendidos mencionados por seus alvos e ajustar automaticamente seus próprios preços para corresponder aos concorrentes que você escolher.

Este é um ótimo exemplo de escuta social para marcas que buscam melhorar a personalização do consumidor e a estratégia de segmentação customizada.

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Fitbit: Desenvolvimento de Produto Inspirado no Consumidor

Fitbit é o próximo na lista dos melhores exemplos de escuta social que vimos em ação. Fitbit demonstra como uma marca pode usar a escuta social para melhorar o desenvolvimento de produtos.

De acordo com Allison Leahy, ex-diretora de comunidade do Fitbit, “o Fitbit está tentando estar onde você estiver e muito mais”.

Ela explicou que a marca está tentando usar a escuta social para ajudar a melhorar o desenvolvimento de produtos e solucionar quaisquer problemas que os consumidores possam enfrentar com displays digitais e monitoramento de desempenho.

No entanto, o Fitbit leva sua estratégia de escuta social para o próximo nível usando seu próprio página de ‘comunidades’. Criada como um fórum onde os clientes podem conversar diretamente com outros usuários sobre suas experiências com a marca Fitbit, a página de comunidades é uma mina de ouro para escuta social.

Desde então, a marca tem se concentrado no atendimento ao cliente e usa os dados coletados no fórum da comunidade para melhorar a funcionalidade do produto. Melhor ainda, gostam de informar os seus consumidores, fazendo-os sentir que as suas vozes são levadas a sério e desempenham um papel importante no desenvolvimento de novos produtos.

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Um ótimo exemplo de escuta social em ação é o novo recurso “Lembretes para se mover” da marca.

Depois que vários membros da comunidade falaram sobre a marca introduzir lembretes para eles se levantarem, o lembrete vibrante foi adicionado aos modelos mais novos e teve grande sucesso!

Duolingo: Newsjacking

Este próximo exemplo de escuta social é bastante falador. Aproveitando tendências e histórias sociais virais como uma oportunidade para iniciar conversas, o Duolingo praticamente dominou sua estratégia de engajamento social usando essa tática.

Veja este exemplo, por exemplo. Depois que uma história sobre o ator Cillian Murphy aprendendo holandês se tornou viral online, o Duolingo viu sua abertura e entrou na conversa.

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Como plataforma de aprendizagem de idiomas, esta foi uma grande oportunidade para promover a marca usando a poderosa magia do newsjacking. Ao simplesmente compartilhar uma resposta espirituosa a um tweet, a marca conseguiu obter engajamento viral sem promover diretamente seus serviços.

Isso demonstra os benefícios de se engajar na escuta social. Se você conseguir monitorar continuamente as plataformas sociais em busca de histórias, postagens e menções de tendências, poderá responder rapidamente e inserir sua marca em uma conversa de tendências.

Barbie: aproveitando o poder da influência das celebridades

Barbie the Movie nos deu um ótimo exemplo de escuta social em 2023 com sua abordagem liderada por influenciadores para monitoramento de mídia.

Depois de empregar os poderes de escuta social às menções à sua marca, os profissionais de marketing da Barbie descobriram que a maioria dos conteúdos UGC em alta eram comparações dignas de memes entre as escolhas de guarda-roupa do favorito dos fãs, Ken, e uma roupa usada pela estrela do BTS, Jimin, em 2021.

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Em resposta a isso, a equipe de marketing da Barbie aproveitou a oportunidade para brincar com essa comparação divertida, envolvendo o ator principal Ryan Gosling.

Ryan Gosling, que interpretou Ken no filme, criou um conteúdo social alegre em colaboração com a equipe, reconhecendo as grandes comparações dos fãs e até copiando alguns dos movimentos famosos de Jimin.

O próprio Jimin também reagiu à postagem em sua própria resposta em vídeo, dizendo: “Olá Ryan e olá Ken, é Jimin. Parabéns pelo seu grande lançamento. Meus fãs estão ansiosos para ver seu vídeo, então muito obrigado. Pude ver que você fica ótimo na minha roupa.

Este é um ótimo exemplo de escuta social em ação e proporcionou à Barbie seu melhor engajamento de tweet até agora, com um aumento total de postagens de 744% em comparação com outros tweets postados.

Melhor ainda, a equipe também aproveitou a postagem em múltiplas plataformas, recebendo uma enorme 149 milhões de impressões no Instagram Reels. Isto demonstrou o poderoso efeito de combinar estratégias de escuta social com respostas lideradas por influenciadores.

Envolver-se com influenciadores de grandes plataformas por meio do poder do monitoramento de fãs é uma ótima maneira de manter a conversa fluindo quando se trata de sua marca.

Embora muitos dos seguidores da Barbie conhecessem bem Ryan Gosling como Ken, apresentar um novo grupo de fãs do BTS à conversa ajudou a dobrar a exposição dessa tática de marketing de mídia social.

Starface: aproveitando o conteúdo gerado pelo usuário

Por último, mas não menos importante, vamos dar uma olhada mais de perto na marca de cuidados com a pele Starface. Este exemplo de escuta social demonstra como o monitoramento do conteúdo UGC pode ajudar a aprimorar sua estratégia social.

Depois de examinar as menções à sua marca em plataformas como Twitter e TikTok, eles encontraram vários vídeos que exibiam seus produtos de forma orgânica. Eram análises e até conteúdo que simplesmente mostravam os usuários usando seus famosos adesivos para espinhas.

Em vez de criar conteúdo promocional para seus produtos, a Starface decidiu aproveitar o poder do UGC e repassar determinados vídeos em sua própria plataforma.

Isso não apenas promove a marca de forma mais orgânica, mas mais usuários foram inspirados a criar conteúdo semelhante a resenhas para ter a chance de aparecer em seu feed de alto engajamento.

Veja este exemplo de repostagem do TikTok. Starface escolheu habilmente um vídeo que não era diretamente sobre seu produto, mas sim outro tópico de beleza e usou o humor para trazer a atenção de volta para as estrelas no rosto do influenciador do TikTok.

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A postagem gerou conversas bem-humoradas nos comentários, aumentando o engajamento e proporcionando prova social para o público-alvo.

O que vem por aí para a escuta social em 2024?

À medida que entramos em uma nova era de escuta social, fica mais fácil do que nunca para as marcas monitorar e ouvir seus clientes online.

A questão é: para onde irá a seguir?

“A proliferação do acesso digital e a sua integração nas rotinas de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo significa que existe agora uma abundância de informação sobre o que as pessoas querem e precisam”, afirma Paul Herrera, COO e cofundador da Maven Road.

Os líderes da indústria adotaram estes desenvolvimentos e tornaram-se mais orientados para os dados do que nunca.

Baseiam a sua tomada de decisões numa compreensão profunda dos seus públicos-alvo, uma compreensão que evolui continuamente, informada por dados que revelam insights sobre as mudanças de comportamento e preferências dos seus públicos.

Seguindo empresas como Amazon e Netflix, os profissionais de marketing usarão dados de escuta social para aprimorar Marca alimentada por IA personalização daqui para frente.

Extraindo dados de menções à marca, engajamento social e tendências demográficas, a escuta social informará as preferências de produtos e aprimorará experiências personalizadas para obter os melhores resultados de engajamento.

Media monitoring campaign

Escuta social com menção

Os sucessos da escuta social se tornarão mais baseados em dados em 2024. Usando ferramentas poderosas ferramentas de escuta social como o Mention, você poderá ouvir e aprender apenas com os dados da mídia social e poderá contar com uma ferramenta especializada para monitorar cada plataforma social perfeitamente.

Usando o Mention, você receberá rapidamente uma análise abrangente de seu sentimento social, conversas importantes e tópicos de tendência. Eles são então comparados automaticamente com seus concorrentes, dando a você a oportunidade de avaliar seu sucesso social.

À medida que os grupos de consumidores de mídia social crescem, manter o controle da reputação de sua marca on-line é essencial na corrida pelas conversões. Não é segredo que a marca mais próxima dos seus consumidores vencerá a guerra de segmentação em 2024.

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https://mention.com/en/blog/social-listening-examples/
Autor: Rebecca Barnett-Smith

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