Uninews

Noticias sobre mercado internacional

Aproveitando o programa de ex-alunos corporativos: o valor de construir relacionamentos com ex-funcionários

3 min read

ex-aluno

Embora incrivelmente benéfico para o práticas de recrutamento da empresa e mesmo pela capacidade de vendas e fechamento, os Programas Alumni ainda são a forma mais subestimada de criar e manter relacionamentos com sua rede de talentos. Mesmo ao pesquisar o programa através do Google, há apenas manchetes sobre “programas de ex-alunos corporativos”, sem nenhuma palavra sobre outras empresas que alavancam seus ex-alunos. Mas por que outras empresas menores negligenciam os benefícios de manter relacionamentos com ex-funcionários ao criar um programa de ex-alunos?

Lutando para atrair e contratar talentos de alta qualidade, as empresas recorrem a inúmeras formas criativas de extrair talentos passivos de todo o mundo. Mas, ao mesmo tempo, as mesmas empresas não conseguem reconhecer o valor do talento que já conhece a empresa, os seus produtos ou serviços, e que costumava percorrer os corredores dos seus escritórios — os ex-funcionários! E embora as grandes organizações multinacionais (como a McKinsey, a Accenture ou a Microsoft) tenham reconhecido os benefícios da criação de uma comunidade de antigos funcionários, outras empresas mais pequenas ainda raramente se concentram em programas semelhantes.

Imagem de capa

Porém, esse grupo de talentos não só conhece a sua empresa, mas você também os conhece, suas habilidades, talentos, pontos fortes e até pontos fracos. Além disso, você não precisa ser uma empresa para ter o orçamento certo para formar um programa semelhante.

Então, como é que as empresas ainda negligenciam o desenvolvimento de Programas Alumni e como começar a mudar as coisas para melhorar o seu recrutamento?

Construindo relacionamentos com ex-funcionários por meio de programas de ex-alunos

Não é nenhum segredo que hoje as pessoas mudam de emprego com mais frequência do que nunca. Mais especificamente, Tony Audino, fundador da Microsoft Alumni Network, declarou em 2018 que “Mais de 20% dos trabalhadores mudam de função todos os anos”, prevendo ainda que a quantidade de interrupções na força de trabalho só aumentará nos próximos anos.

E, temos que admitir, ele estava certo. O mercado nunca foi tão restrito e centrado nos candidatos como é hoje. Mais especificamente, Relatórios do Google que o seu Consultas de pesquisa para “candidatura de emprego” aumentaram 100% desde 2020.

No entanto, A empresa de ex-alunos relatou recentemente que surpreendentes 72% dos ex-funcionários retornariam à empresa onde trabalhavam! Além disso, o mesmo fonte diz que 24% dos funcionários que rotacionam acabam se arrependendo da decisão de sair.

Dito isso, criar um Programa de Alumni bem funcional para manter contato com seus ex-funcionários faz muito sentido ao atrair talentos no competitivo mercado de trabalho atual.

Benefícios do Programa Company Alumni para recrutamento

Como vice-presidente de talentos globais do LinkedIn, Nina McQueendisse:

“Sua empresa provavelmente gastou muito dinheiro recrutando talentos, então não deixe que esses funcionários simplesmente saiam pela porta no último dia. O custo de investir em ex-alunos é muito menor do que você imagina e os retornos são muito maiores do que você imagina. Os dias de emprego para toda a vida podem ter acabado, mas lembre-se: os relacionamentos sempre serão importantes.”

Construir e manter relacionamentos com ex-funcionários é benéfico para a empresa tanto do ponto de vista de RH quanto do aspecto financeiro da empresa. Portanto, há uma série de benefícios associados à criação do programa. Aqui estão os dois principais benefícios de manter relacionamentos com ex-funcionários e desenvolver um programa de ex-alunos:

Economizando tempo e dinheiro gasto em recrutamentoUma valiosa fonte de referências

Se você quiser saber mais sobre os benefícios de investir seu tempo e recursos na construção do Programa Alumni e como desenvolvê-lo, não deixe de conferir o artigo completo → Aproveitando o programa de ex-alunos corporativos: o valor de construir relacionamentos com ex-funcionários

Aproveitando o programa de ex-alunos corporativos: o valor de construir relacionamentos com ex-funcionários foi publicado originalmente em Blog e recursos de RH no Medium, onde as pessoas continuam a conversa destacando e respondendo a esta história.

https://medium.com/hr-blog-resources/leveraging-corporate-alumni-program-the-value-of-building-relationships-with-former-employees-9514024527de?source=rss—-53b33053cb0e– aquisição de talento
Autor: Nika Prpic

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter