Você provavelmente já conhece o valor de estar nas redes sociais, ou no marketing de conteúdo, ou em receber notícias da empresa cobertas por meios de comunicação terceirizados. Mas você sabia que essas táticas fazem parte de uma estratégia mais ampla chamada relações públicas ou RP?
Para a maioria das pessoas, as relações públicas recorrem a revistas ou canais de notícias populares. Portanto, eles não se contentariam com nada menos do que a capa da Forbes quando se trata de relações públicas.
A verdade é que RP envolve todos os esforços de comunicação que constroem um relacionamento positivo com o seu público-alvo.
Portanto, qualquer coisa relacionada a postagens de blogs e SEO, podcasts e vídeos, mídias sociais, marketing por e-mail, postagens de convidados, entrevistas, avaliações de terceiros, etc., que tenha qualquer impacto sobre como seu público-alvo vê você é considerado relações públicas.
O objetivo do PR é otimizar esses canais para criar uma percepção positiva na mente do seu público-alvo.
O que é RP e por que é importante
Sociedade de Relações Públicas da América (PRSA) define relações públicas como “um processo de comunicação estratégica que constrói relações mutuamente benéficas entre organizações e seus públicos”.
PR (relações públicas) é um processo essencial usado por organizações em todo o mundo para gerenciar comunicações estratégicas.
Ele permite que as empresas gerenciem suas percepções online e offline e criem associações positivas de marca. Você também pode usar RP para aumentar a credibilidade da sua empresa, melhorar o conhecimento da marcae impulsione seu marketing.
88% dos consumidores confiam nas recomendações de pessoas que conhecem mais do que em qualquer outro canal. E as relações públicas feitas por uma organização são fundamentais para criar a percepção do público e melhorar a visibilidade e o envolvimento de uma marca.
As relações públicas são uma ferramenta altamente eficaz para elevar a imagem da marca e aumentar a confiança do público no produto. Também permite que as empresas alcancem um público global e gerem novos leads.
Além disso, as empresas podem usar RP para responder a dúvidas comuns sobre produtos e serviços. É muito útil para ativação de marca e fortalecendo a autenticidade da marca.
As estratégias de RP ajudam as empresas a controlar a narrativa da marca e aumentar o reconhecimento em canais de terceiros.
Isso pode ser muito útil para empresas que desejam estabelecer sua experiência no setor. É por isso que, de acordo com Statista, o mundo Mercado de relações públicas vale US$ 107 bilhões em 2023 e está projetado para crescer a um CAGR de 5,7%.
Meios de comunicação de relações públicas
PR usa vários meios de comunicação para compartilhar informações e melhorar a visibilidade da marca.
Eles podem incluir locais off-line, como reuniões públicas (reuniões, palestras, etc.), TV/rádio (por exemplo, entrevistas) ou mídias sociais (Facebook, Instagram, YouTube, etc.), boletins informativos, sites, blogs e muito mais.
A decisão de investir em algum desses canais (ou em todos eles) depende de onde está seu público e como você pode alcançá-lo.
Obviamente, uma marca B2B com um produto de nicho pode não se beneficiar com programas de TV. Pelo contrário, uma marca de consumo pode decidir que os programas de televisão e rádio são exatamente o que necessitam para atingir o seu público.
O primeiro passo é identificar quais meios de comunicação funcionam melhor para o seu negócio. Se você é uma marca B2B, sua estratégia de relações públicas é principalmente online e você deseja atingir os canais que seu público-alvo segue.
Alguns dos meios de comunicação de relações públicas mais populares estão listados abaixo.
1- Plataformas de mídia social
De acordo com Statista, existem 4,95 bilhões de usuários de mídias sociais em todo o mundo. É por isso que muitas empresas utilizam canais de mídia social como Facebook, Instagram, X (Twitter), Linkedin, etc, para se comunicar com seus clientes.
A maioria das empresas adapta sua abordagem de RP aos seus cliente ideal perfil em diferentes plataformas de mídia social. Isso permite que eles se envolvam com o público desejado de uma maneira mais personalizada.
Os canais de mídia social também ajudam as empresas a evitar problemas de relações públicas, permitindo-lhes responder às dúvidas dos usuários em tempo real. Além disso, você pode usar canais de mídia social para criar e compartilhar conteúdo de relações públicas para manter uma imagem de marca positiva.
RP vs. publicidade nas redes sociais
Relações públicas e publicidade nas redes sociais podem parecer semelhantes, mas há uma grande ressalva aqui. Os anúncios nas redes sociais parecem ser mais agressivos e intrusivos do que o conteúdo de relações públicas.
Normalmente são anúncios rotulados e seu objetivo é aumentar as vendas. Como resultado, eles podem parecer repulsivos para algumas pessoas e podem até sair pela culatra se forem feitos de forma agressiva.
O conteúdo de RP, por outro lado, é menos intrusivo e concentra-se na criação de uma imagem de marca positiva. As empresas normalmente se concentram em aumentar o envolvimento com o conteúdo, incentivando o conteúdo gerado pelo usuário, formando parcerias e respondendo às opiniões das pessoas nas redes sociais.
As relações públicas nas redes sociais estão intimamente ligadas ao gerenciamento da marca. O gerenciamento de marca permite monitorar os sentimentos das pessoas sobre sua marca e gerenciar sua reputação online.
Usando uma ferramenta de reputação de marca, como Menção, você pode receber alertas quando sua marca for mencionada online ou nas redes sociais. Depois de observar um sentimento negativo, você pode se envolver pessoalmente e resolver o problema antes que ele fique fora de proporção.
2- Publicações/blogs online
As plataformas de publicação online são muito úteis para fornecer exposição direcionada às empresas e estabelecer a autoridade da sua marca.
As empresas os utilizam para gerar o interesse do público por meio de diferentes formas de conteúdo, como blogs, artigos informativos, artigos no estilo de perguntas e respostas, análises de produtos, etc. Muitas empresas também usam blogs de liderança inovadora para mostrar sua experiência em um campo específico.
Algumas plataformas online populares para compartilhar esse tipo de conteúdo são blogs específicos do setor, blogs pessoais, publicações de relações públicas e plataformas como Quora e Reddit.
Os blogs, especialmente, são uma forma muito eficaz de marketing e relações públicas. Os profissionais de marketing que priorizam blogs são 13 vezes mais probabilidade de ter um ROI positivo por seus esforços.
3- Plataformas de vídeo
Plataformas de vídeo como YouTube e Vimeo são altamente eficazes para fornecer conteúdo promocional por meio de narrativas visuais. Eles também permitem que as empresas aproveitem a popularidade dos criadores de conteúdo existentes (YouTubers) por meio de patrocínios e colaborações.
Esses vídeos também podem ser compartilhados em outras plataformas de mídia social para ampliar ainda mais seu alcance. Esse conteúdo fornece validação de terceiros para sua marca e posiciona você como um especialista em sua área.
Incluir plataformas de vídeo como o YouTube em seus esforços de relações públicas é muito importante, pois 122 milhões de pessoas visitam o YouTube diariamente.
Muitas empresas hoje em dia criam e publicam conteúdo promocional, como depoimentos em vídeo, entrevistas com executivos e prévias de eventos, para gerar o interesse do público.
3- Podcasts
Embora o podcasting seja um meio relativamente novo, ele está ganhando popularidade rapidamente. Os podcasts são fáceis de consumir e permitem que as empresas controlem a narrativa da marca de forma eficaz.
O marketing de podcast é altamente eficaz e permite que as empresas aproveitem a popularidade dos líderes existentes do setor e os usem para se conectar a públicos de nicho. Também os ajuda a gerar interesse em novos produtos.
Prospecção
Este é o primeiro passo de uma estratégia de RP digital eficaz. Para garantir que sua mensagem chegue ao público certo, você precisa selecionar o meio de comunicação correto para sua distribuição.
A maioria dos especialistas em RP começa criando uma lista abrangente de plataformas online, blogs e publicações relacionadas ao campo e nicho desejados. Esta lista pode ser filtrada com base nas visualizações, na popularidade dos jornalistas/influenciadores e no envolvimento do público.
Você também pode usar serviços como o Google Trends para classificar seus canais. Além disso, você pode visitar suas mídias sociais para acompanhar suas métricas de engajamento, como visualizações, compartilhamentos e número de postagens, e entender a eficácia desse canal.
Você pode até entrar em contato com empresas de distribuição de relações públicas, como PR Newswire, Presswire ou EIN presswire, para publicar sua história.
Alguns especialistas em RP também sugerem fazer pesquisas no Google para o seu tópico combinado com palavras-chave como escreva para nós/entre em contato conosco, etc. Isso o ajudará a encontrar portais de RP que aceitam postagens de convidados.
Por exemplo, temos um artigo de blog convidado com as diretrizes do nosso escritor.
Depois de concluir esta etapa, você pode começar a identificar quais pessoas deve entrar em contato.
Isso pode ser tão simples quanto fazer uma pesquisa no LinkedIn (muitos jornalistas que trabalham para uma empresa de relações públicas colocam seus títulos profissionais em suas páginas do LinkedIn). Você pode contatá-los, seguir suas páginas e compartilhar seu conteúdo.
Dica profissional: valorizar o conteúdo publicado anteriormente é uma excelente forma de estabelecer relacionamento e iniciar um relacionamento sem ser muito agressivo.
Outra forma de entrar em contato com contatos em potencial é por e-mail. Você pode encontrar o endereço de e-mail do contato desejado nos sites da empresa e nas contas de mídia social.
Você também pode usar ferramentas de pesquisa de e-mail, como Hunter, Rocketreach e Lusha, para encontrar e-mails de indivíduos específicos.
No entanto, uma coisa que você deve garantir é evitar enviar spam para seus contatos. Em vez disso, concentre-se na construção de relacionamentos genuínos. Envolva-se com seu conteúdo, forneça insights valiosos e estabeleça um relacionamento antes de apresentar propostas.
Arremesso
Depois de identificar seu contato e compartilhar gentilezas iniciais, você precisa apresentar a ideia de relações públicas da sua organização. Há várias maneiras de fazer isso.
Por exemplo, você pode apresentar a história da sua marca, descrevendo como seu negócio começou e o que você faz. Ou você pode pedir que eles façam uma avaliação do produto, ou seja, um post de opinião no qual eles usam seu produto e publicam suas descobertas.
Você também pode pedir que eles façam uma entrevista/podcast em que façam perguntas sobre sua área e você as responda (presencialmente ou online).
Se você gosta de eventos e os realiza para aumentar a conscientização, pode enviar convites como parte do processo de argumento de venda. Convites para eventos por e-mail são particularmente eficazes aqui.
Certifique-se de esclarecer claramente o seu convite no e-mail, fornecer detalhes importantes e informar quem estará falando no seu evento.
As postagens de convidados também podem ser uma experiência mutuamente benéfica para as duas partes. O site publica novo conteúdo e você cria valor de longo prazo por meio de conteúdo perene. Postagens de visitantes em diferentes sites também são ótimas para o SEO do seu site.
Para iniciar este processo, você precisa criar um pitch personalizado e adaptado ao site/jornalista escolhido. A personalização é importante para chamar a atenção do jornalista e garantir que ele abra e leia seu discurso.
De acordo com este relatório de monitoramento de campanha, e-mails com personalização são 26% mais probabilidade de ser aberto.
Depois de adicionar elementos de personalização à sua mensagem, você precisa criar uma linha de assunto atraente que seja interessante o suficiente para despertar o interesse do leitor.
No corpo do seu conteúdo, você precisa articular claramente por que a história da sua marca é interessante. Você também precisa incluir o tipo de conteúdo que tem em mente e por que ele enfatiza o valor da sua marca.
Para análises de produtos, também é importante incluir dados ou estatísticas relevantes para apoiar suas afirmações.
Por último, você precisa garantir que suas mensagens estejam de acordo com os padrões do portal de RP, facilitando a publicação. Por exemplo, conforme Cision, 16% dos jornalistas desejam análises de dados personalizadas em seus argumentos de venda.
Manter relacionamentos
Este é um processo demorado, mas gratificante em sua estratégia de relações públicas. Esta etapa inclui manter linhas de comunicação abertas com os meios de comunicação para incentivar relacionamentos de longo prazo. Você também pode usar essas linhas para compartilhar insights interessantes e conteúdo relevante com seus contatos.
Para nutrir essas conexões e apreciar seu apoio contínuo, você pode oferecer acesso exclusivo a conteúdo e privilégios aos seus contatos. Por exemplo, você pode conceder a eles uma primeira olhada/entrevista se estiver lançando um produto.
Por último, um pouco de reconhecimento e apreço contribuirá muito para manter o relacionamento com os jornalistas escolhidos. Isto é especialmente útil para empresas que fazem parcerias de longo prazo com publicações.
PR é uma estratégia de longo prazo:
A esta altura, deve estar óbvio que o PR está jogando um jogo longo, então não se pode esperar vitórias fáceis. Construir uma marca leva tempo e protegê-la contra diferentes tipos de crises é um trabalho árduo.
Existem algumas dicas adicionais que você precisa ter em mente ao projetar e implementar sua estratégia de RP:
1- Comece pequeno e vá avançando até chegar aos meios de comunicação populares. Quando você está começando, não pode esperar que um canal ou site de mídia social popular avalie seu produto ou entreviste você.
Você precisa entrar em contato com pontos de venda menores e mais acessíveis e, depois de construir um pouco de reputação, começar a lançar os mais populares.
2- O conteúdo de RP é diferente de publicidade. O conteúdo de RP está mais focado na criação de uma imagem de marca positiva do que na venda de seus produtos. Portanto, evite lançar conteúdo atrevido e intrusivo e trabalhe para envolver seu público e abordar suas preocupações.
3- Não envie spam para meios de comunicação. Isso nunca pode ser enfatizado o suficiente. Você não quer ter uma reputação de enviar spam para editores ou criadores de conteúdo. Passe algum tempo para encontrar o contato certo e, em seguida, envie-lhe uma proposta honesta.
Evite linguagem excessivamente promissora e autoritária e tente construir relacionamentos significativos.
4- Monitore os sentimentos do consumidor de forma consistente. Parte de sua estratégia de relações públicas é preventiva, portanto, você precisa garantir que os sentimentos negativos sobre sua marca sejam resolvidos.
Use uma ferramenta de monitoramento online como Menção e fique atento às menções à sua marca e outras menções críticas em seu nicho. Ao observar um sentimento negativo sobre a marca, envolva-se e resolva o problema da maneira certa.
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Autor: Mostafa Dastras
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