Uninews

Noticias sobre mercado internacional

Habilidades interpessoais: o que elas significam e significam? – Blog do recrutador

5 min read

Habilidades interpessoais: o que elas significam e significam?

Candidatos com habilidades interpessoais são muito procurados para uma ampla variedade de cargos. O que são soft skills e por que são tão importantes?

Habilidades interpessoais são as qualidades interpessoais necessárias para ser eficaz no local de trabalho. São suas habilidades interpessoais ou como você se comunica e se relaciona com outras pessoas. Habilidades não técnicas que se aplicam à forma como você trabalha são conhecidas como habilidades sociais. Eles incluem como você se comunica com colegas de trabalho, resolve problemas e lida com sua carga de trabalho.

Aprenda sobre habilidades interpessoais, incluindo suas definições, estilos e exemplos, e também como melhorá-los. O que, por outro lado, são hard skills e como elas diferem das soft skills? Os empregadores querem saber quais habilidades você possui.

O que é um conjunto de habilidades?

A conjunto de habilidades é uma coleção de habilidades, características pessoais e capacidades que você adquiriu ao longo de sua vida e trabalho. Geralmente inclui duas formas de habilidades: soft e hard skills.

Habilidades interpessoais ou pessoais são exemplos de habilidades sociais. Eles são difíceis de medir e vincular à personalidade e à vontade de colaborar com outras pessoas. Comunicação eficaz, escuta, atenção aos detalhes, pensamento analítico, empatia e capacidade de resolução de disputas estão entre as habilidades mais procuradas. Habilidades difíceis podem ser medidas e ensinadas. Eles fornecem as habilidades técnicas e o conhecimento necessário para um trabalho específico. Programação de computadores, contabilidade, matemática e processamento de dados são exemplos de habilidades difíceis.

O que são habilidades sociais?

Habilidades interpessoais são aquelas que têm a ver com o modo como você funciona. Habilidades interpessoais (pessoas), habilidades de comunicação, habilidades de escuta, gerenciamento de tempo e empatia são exemplos de habilidades interpessoais.

As habilidades sociais geralmente são procuradas pelos gerentes de contratação porque contribuem para o desempenho de uma pessoa no local de trabalho. Alguém pode ter excelentes habilidades técnicas específicas para o trabalho, mas pode ter dificuldades no local de trabalho se não conseguir administrar seu tempo ou trabalhar em equipe.

Como funcionam as habilidades sociais?

As competências interpessoais também são essenciais para o sucesso da maioria dos empregadores. Afinal, quase todo trabalho exige algum tipo de interação com colegas de trabalho.

Outra explicação que os gerentes de contratação e os empregadores procuram por candidatos com habilidades sociais é que as habilidades sociais são habilidades transferíveis que podem ser aplicadas a qualquer emprego. Como resultado, os trabalhadores com competências interpessoais são mais adaptáveis. As habilidades interpessoais são especialmente importantes no trabalho voltado para o cliente. Os clientes entram em contato com esses trabalhadores regularmente. Ouvir um cliente e fornecer um serviço cortês e de apoio exige uma série de habilidades sociais.

Como obter habilidades sociais?

As soft skills estão relacionadas com sentimentos ou insights que permitem às pessoas “sentir” os outros, em oposição às hard skills que podem ser aprendidas. Estes são muito mais difíceis de dominar, pelo menos num ambiente de sala de aula convencional. Eles também são muito mais difíceis de avaliar e quantificar.

No entanto, as competências interpessoais são abordadas em alguns programas de competências profissionais. Eles poderiam falar sobre habilidades sociais para ajudar os candidatos a entender o que são e por que devem ser destacados em seu currículo. Se você já pratica há algum tempo, provavelmente já aprimorou suas habilidades interpessoais. Se você já trabalhou no varejo, por exemplo, provavelmente já trabalhou em um ambiente de equipe. Você usou habilidades de negociação de disputas e resolução de problemas se ajudou clientes frustrados a encontrar uma solução.

Se você é novo no trabalho, considere outros programas dos quais já participou, seja por educação ou como voluntário. Você provavelmente já teve que interagir, se adaptar às mudanças e resolver problemas em algum momento. Você também deve considerar quais habilidades interpessoais você precisa desenvolver. Em vez de simplesmente abordar os problemas com seu chefe, proponha soluções para esses problemas. Ofereça-se para ajudar um colega que parece estar sofrendo. Se você conhece algum procedimento que possa melhorar seu local de trabalho, recomende-o.

Principais habilidades sociais exigidas na indústria:

Habilidades de comunicação:

O mercado de trabalho global está amplamente interligado agora, devido ao qual o inglês se tornou uma necessidade para os candidatos obterem condições equitativas para trocar ideias e dados. Especialmente no setor de serviços, tornou-se fundamental ter fluência nas habilidades de comunicação em inglês. É-nos ensinado nas salas de aula que a comunicação é um processo de mão dupla.

Quanto melhor for o seu habilidades de comunicação, melhor suas ideias e planos serão compreendidos por outra pessoa, evitando assim qualquer tipo de perda de tempo e esforço por falta de comunicação.

Habilidades de escrita:

Forneça um tópico que não exija conhecimento do domínio (“Escreva uma carta explicando o Facebook para sua avó que nunca usou um computador antes”) e peça ao candidato que escreva de 3 a 4 parágrafos sobre esse tópico. Esta é uma das melhores maneiras de avaliar candidatos para funções de redação de conteúdo.

Habilidades de compreensão:

Este teste foi desenvolvido para ajudá-lo a avaliar as habilidades de leitura de um candidato e compreender informações escritas em um único teste. As perguntas podem ter longas passagens de texto para avaliar a compreensão de leitura de um candidato.

Habilidades auditivas:

Teste as habilidades de escuta ativa de seus candidatos no idioma inglês para descobrir quem é um ouvinte melhor do que outros. As perguntas podem ter clipes de vídeo/áudio incorporados ao corpo da pergunta para avaliar a compreensão auditiva do candidato em inglês.

Habilidades cognitivas:

Testes de aptidão on-line estão se tornando cada vez mais populares entre os recrutadores de vários setores porque ajudam a avaliar um candidato com base em suas habilidades cognitivas, capacidade de resolução de problemas, raciocínio lógico e aptidão quantitativa. Os testes de aptidão on-line são uma estratégia infalível para avaliar habilidades de empregabilidade, pois fornecem uma visão profunda do candidato, independentemente da função para a qual está sendo contratado ou do setor em que atua.

Habilidades para resolver problemas:

A habilidade mais importante testada é a tenacidade – os quebra-cabeças geralmente exigem a capacidade de perseverar sem desistir rapidamente. Os quebra-cabeças podem ser na forma de MCQs ou perguntas abertas (avaliadas manualmente), exigindo que o candidato envie uma resposta em áudio/texto.

A postagem Habilidades interpessoais: o que elas significam e significam? apareceu primeiro em Blog do recrutador.

https://evalground.com/blog/soft-skills-what-do-they-mean-and-signify/
Autor: Administrador do Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter