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Impulsionando uma loja Magento por meio de marketing de comércio social | Menção

11 min read

Marketing de comércio social

comércio social

Como pessoas com conhecimentos de TI do início do terceiro milénio vivem duas vidas – física no mundo real e virtual no digital. Uma conta nas redes sociais tornou-se obrigatória para pessoas que desejam fazer parte da comunidade global em vários domínios, como trabalho, educação, entretenimento, viagens, etc.

O comércio online acompanha o ritmo, testemunhando um aumento no número de compradores sociais que aumentou em 10 milhões entre 2021 e 2023 apenas nos EUA, atingindo surpreendentes 107 milhões. Pelo menos 5% dos americanos compram nas redes sociais todos os dias, e quase três vezes esse número todos os meses.

Social media shopping frequency

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Naturalmente, os participantes do comércio eletrônico com grandes aspirações não podem ignorar as mídias sociais, cujo papel como principal canal de marketing é evidente.

Top marketing channels

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Para os proprietários de lojas Magento, o marketing nas redes sociais deve tornar-se um elemento crucial da sua estratégia omnicanal que visa chegar à clientela por meio de múltiplos pontos de contato. Que benefícios as empresas de comércio eletrônico obtêm ao enfatizar a mídia social em sua abordagem de negócios?

Benefícios do comércio social examinados

Tendo fornecido serviços de consultoria de comércio eletrônico há mais de 14 anos, estamos bem cientes das vantagens que os comerciantes online obtêm ao adotar o comércio social.

Aumentando o tráfego

Basta olhar para o número de usuários de mídia social!

Most popular social networks

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Para eles, tais plataformas são a principal fonte de informação sobre o mundo. Se você conseguir intensificar seu presença da marca nas redes sociais mais populares, é provável que milhões de pessoas o descubram.

Assim, você recebe uma excelente oportunidade de atrair tráfego para seu site de comércio eletrônico, gerar mais leads e orientá-los no funil de vendas, transformando-os de compradores ocasionais em clientes fiéis.

Construindo relacionamento com clientes em potencial

As redes sociais são uma ferramenta incomparável para estabelecer e manter um canal de interação com consumidores em todo o mundo. Essa interação não se limita a fornecer informações sobre sua lista de produtos e os pontos fortes de seus produtos.

A comunicação vendedor-comprador deve ser uma via de mão dupla, onde os empreendedores aprendem muito com os comentários, avaliações e recomendações dos clientes. Você deve considerar o feedback deles como uma coleção de insights valiosos para modificar e melhorar suas abordagens de negócios e métodos de vendas.

Promover o conhecimento da marca de sua empresa / produtos

Quando você mantém uma presença vibrante nas redes sociais, as pessoas não apenas saberão mais sobre sua empresa e seus produtos. Se estiverem satisfeitos com a qualidade dos produtos e com a cooperação com sua loja virtual, eles irão recomendá-lo a familiares, amigos e colegas.

Dessa forma, seus clientes se tornarão os defensores de sua marca, atraindo em massa compradores em potencial, uma vez que é mais provável que as pessoas sigam os conselhos de seus entes próximos e queridos do que ouçam as opiniões de estranhos, para não falar dos anúncios.

Para aproveitar ao máximo essas vantagens, você deve saber como aproveitar as mídias sociais para sua loja Magento.

As melhores práticas de comércio social para uma loja Magento

No que você deve prestar atenção ao mapear uma estratégia de comércio social para o seu site Magento?

A capacitação é a chave

As especialistas examinados no desenvolvimento do Magento, lamentamos informar que nenhuma versão atual da plataforma possui mecanismos integrados para integração de recursos de mídia social. É por isso que a única maneira de fazer isso é utilizar extensões, as mais importantes das quais são Inspiration Wall, Faves e Live Feed.

Juntamente com esses produtos lançados por fornecedores, existem vários complementos de terceiros que abordam certos aspectos da capacitação de mídia social, como login social, compartilhamento social, comentários sociais no Facebook, lojas sociais ou marketing social.

O conteúdo reina supremo

Fornecimento de conteúdo relevante e envolvente foi uma das principais preocupações de comércio social para fornecedores online em 2022, e com certeza continuará assim hoje e no futuro.

Social media marketing challenges

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Primeiro de tudo, você deve escolher o formato de conteúdo correto e priorizar vídeos. Claro, isso não significa que você deva negligenciar outros tipos de conteúdo.

Pelo contrário, experimente vários deles e veja qual(is) seu(s) público(s) prefere(m).

Em segundo lugar, você deve definir o tipo de conteúdo a apresentar ao público. Como profissionais de marketing de conteúdo alegar, deve ser engraçado, autêntico, identificável e interativo.

Naturalmente, deve ser relevante para o que você tem a oferecer. Mas você não deve apenas informar as pessoas sobre os produtos atualmente disponíveis na sua loja virtual. Você também pode criar demanda para seus próximos produtos e, assim, promovê-los antes mesmo de chegarem ao mercado.

Empregar anúncio

Você pode integrar sua loja Magento com mídias sociais usando soluções nativas como Meta Business, ou pode escolher entre vários plugins e extensões de integração de mídias sociais para todos os gostos, dependendo do seu contexto, oferecendo diversas opções para atrair tráfego.

Mas há algumas coisas que você deve ter em mente. Ao colocar um anúncio nas redes sociais, você deve considerar os quatro aspectos a seguir.

Metas e objetivos. Você deve perceber o que vai conseguir anunciando sua loja online e seus produtos.

O objetivo que você define (alcançar um determinado número de consumidores por mês, aumentar as vendas em alguma porcentagem ou aumentar o reconhecimento da marca) condiciona o tamanho do orçamento da campanha, a escolha do conteúdo do anúncio, as métricas de medição de sucesso, etc.

Público. As especificidades das diferentes plataformas de mídia social permitem que você se concentre em um determinado grupo de pessoas unidas por idade, localização, ocupação, interesses e padrões de comportamento comuns.

Assim, você concentrará seus esforços apenas naqueles que provavelmente comprarão de você, em vez de desperdiçar seu tempo e dinheiro com todos e, eventualmente, não envolver ninguém.

Formato do anúncio. A combinação certa de elementos de anúncio textuais e visuais significa prender a atenção do público e envolver-se de forma significativa.

Você pode escolher uma imagem simples, um anúncio carrossel ou outro tipo de anúncio, dependendo se você busca um engajamento rápido ou um relato de uma história elaborada.

Licitação e orçamento. Você deve calcular cuidadosamente o valor que está disposto a desembolsar no anúncio e na eficiência da campanha. Dessa forma, você garantirá visibilidade suficiente sem pagar caro.

Nos anúncios de mídia social, não existe uma receita única para o sucesso. Você deve experimentar e revisar os resultados antes de entender o que funciona melhor para você. Mas o que é fundamental é garantir que seus anúncios direcionem os usuários das redes sociais para sua loja.

Media monitoring campaign

Priorize o envolvimento do usuário

Cada movimento que você faz em seus esforços de marketing de mídia social deve ter um propósito final em vista: a satisfação do usuário. Para atingir esse objetivo, você deve otimizar cada conteúdo (como artigos de blog, descrições de produtos, etc.) para redes sociais.

Além disso, você deve monitorar o feedback sobre suas postagens nas redes sociais e reagir a ele. Dessa forma, você mostrará aos usuários que suas opiniões são importantes e cultivará relacionamentos com eles. Como resultado, eles serão incentivados a continuar se comunicando com você e compartilhando seu conteúdo.

Como você pode ver, o comércio social é uma tarefa difícil, tanto por causa dos desafios tecnológicos quanto pelas nuances de negócios que devem ser consideradas. Para maximizar o valor das suas iniciativas de comércio social, é aconselhável confiar a tarefa a profissionais qualificados nesta área.

Especialistas experientes do Agência de desenvolvimento de comércio Adobe ter as habilidades e experiência necessárias na integração de mídias sociais com sites Magento e auxiliar no desenvolvimento de uma estratégia abrangente de comércio social para lojas virtuais.

Increase user

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Círculos de Dunbar, Esfera de Dyson e Estudo do Coração de Framingham

E agora, vamos reunir todos os elementos díspares numa imagem coerente e coesa. O resumo mais comum que explica a diferença fundamental entre marketing multicanal e omnicanal é a diferença entre cadeia e esfera, multiplicidade e onipresença.

Quer saber onde está a diferença fundamental e a mudança de paradigma? Vivemos em um mundo de excesso e abundância.

A quantidade de informação que ataca os nossos cérebros, o número de segmentos de marketing (público-alvo) em que se enquadra o terráqueo urbanizado médio e o número de empresas que competem pelo brilho digital da nossa atenção numa tentativa de monetizá-la – simplesmente não podem ser compreendidos. .

Todas as empresas hoje enfrentam o dilema de se adaptar ao inevitável.

Quanto maior o mercado, mais consumidores; quanto maior o nível de serviços; quanto maior for o alcance, mais ampla será a escolha; quanto mais disto, mais daquilo, mais disto, mais daquilo, mais disto, mais daquilo – acrescentar coisas novas não vencerá a corrida.

O marketing omnicanal não multiplica novas entidades, mas une planos sobrepostos de interação entre o consumidor e a marca.

Uma abordagem individual e pontual aos clientes com base em grandes bases de dados, tendo em conta todos os pontos de contacto de uma pessoa e de uma marca, é o que lhe permitirá construir discretamente a sua “presença” multifacetada na percepção do seu público.

Omnichannel permite não apenas “tocar” e “abraçar o consumidor, mas alterar fundamentalmente a abordagem de posicionamento.

Não importa quão atraente seja o design do outdoor, ou quão cativante seja o slogan, somente aquele que conseguir unir todos esses elementos terá um lugar na mente do consumidor.

Num mundo de abundância, as pessoas escolhem a conveniência. Em um mundo de novidades sem fim, eles preferem o intuitivo e o familiar. Num mundo de empresas concorrentes – elas tendem para aquelas que apelam aos seus valores.

Num mundo em que as marcas os bombardeiam com publicidade, esgotando incansavelmente a escassa atenção que temos – eles escolherão não a mais barulhenta, mas aquela que se infiltrará nos vazios da percepção como água.

Cada deficiência de seus concorrentes, cada plano do mundo digital onde o usuário reside fora das estratégias de conteúdo e campanhas publicitárias de outras pessoas – seu alvo legítimo, outra faceta de sua abordagem de marketing omnicanal.

Deixe-me oferecer três conceitos esclarecedores e perspicazes, completamente alheios ao marketing, que paradoxalmente o ajudarão a captar a essência.

Os humanos são animais sociais ultracooperativos, interagindo com sua espécie de acordo com o grau de parentesco e pertencentes a uma determinada “tribo” ou grupo.

Vivemos de olho nos outros e consumimos de olho nos outros. O modelo dos nossos estratos sociais assemelha-se a um modelo planetário – todos os nossos contactos giram em torno de nós em diferentes órbitas sobrepostas, algumas mais próximas, outras mais distantes.

Quanto mais próximo o círculo –, menos indivíduos nele e maior a gravidade –, mais valiosos e significativos eles são para nós. O primatologista Robin Dunbar apontou que os grupos de primatas têm um certo limite, após o qual a matilha se divide em duas e se expande territorialmente.

Estas “órbitas” sociais – família, amigos, conhecidos próximos, companheiros de clube, colegas, vizinhos – são os “círculos” de Dunbar.

Dumbar circle

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E a “Número Dunbar”(cerca de 150) é o número de indivíduos realmente significativos que “pertencem” às nossas mentes.

Nosso ambiente é nossa matilha, nosso grupo de referência. O sonho de todo profissional de marketing é entrar na esfera de confiança de uma família inteira de consumidores. A velha abordagem de venda direta do “touro pelos chifres” está ultrapassada.

O futuro pertence a um relacionamento confiável, informado e recíproco (não uma bugiganga no caixa, mas um parente satisfeito que confiou na marca por sua recomendação e está satisfeito) entre a empresa e o usuário final.

Círculos sociais, primatologia, número de Dunbar. Não é complicado.

O segundo conceito é o Estudo do Coração de Framingham. A obesidade é “transmitida” através das redes sociais. O ambiente determina a comunicação; a comunicação determina a consciência e a consciência determina o estilo de vida.

Foram avaliadas 12 mil e sessenta e sete pessoas ao longo de 32 anos, o que é suficiente para uma estatística.

As chances de uma pessoa se tornar obesa aumentaram em 57% se ela tivesse um amigo que se tornou obeso. Se um irmão ficar obeso, os outros terão 40% mais chances de se tornarem obesos.

Se um dos cônjuges se tornar obeso, a probabilidade de o outro cônjuge se juntar a eles aumenta em 37%. Vivemos de olho um no outro; somos ultrassociais.

O terceiro conceito é o Esfera de Dyson, uma megaestrutura hipotética, uma concha construída por humanos em torno de uma estrela para coletar sua energia de radiação.

É uma teoria especulativa de ficção científica de onde obteremos a nossa energia quando a história da humanidade no sistema solar se tornar objeto de estudo para gerações de nossos descendentes distantes.

Cada um de nós é uma estrela que irradia sua atenção. A atenção é convertida em confiança. A confiança poderia ser convertida em comunicação bilateral.

A comunicação permite interações. O marketing omnicanal alimentado pela plataforma Magento irá ajudá-lo não apenas a construir uma esfera de pontos de contato em torno do consumidor, mas também a obter acesso aos seus “círculos Dunbar”, permitindo-lhe operar a sua percepção não na linguagem da publicidade, mas na linguagem dos seus grupo de referência – seu conteúdo, recomendações, feedback.

Lealdade e confiança não têm preço. Eles trazem pessoas dos círculos daqueles que confiaram em você.

Media monitoring campaign

Conclusão

As redes sociais contemporâneas exercem um enorme poder ao fornecer uma plataforma robusta para comunicação, educação, entretenimento e compras.

Dado o número de utilizadores activos das redes sociais, os empreendedores do comércio electrónico aproveitam este enorme conjunto de potenciais clientes para aumentar o tráfego do seu website, manter contacto com potenciais compradores e promover a notoriedade da marca entre eles.

Os proprietários de lojas virtuais Magento podem aproveitar ao máximo o comércio social, aproveitando extensões para capacitação de mídia social, oferecendo conteúdo envolvente e interativo, empregando anúncios com sabedoria e concentrando-se no envolvimento do usuário.

Eles podem maximizar esses esforços contando com a assistência de especialistas qualificados em TI e negócios.

A postagem Como aproveitar o poder do comércio social para sua loja Magento apareceu primeiro em Menção.

https://mention.com/en/blog/social-commerce-magento/
Autor: Mykyta Diahovets

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