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Os profissionais de marketing estão sabotando seus programas de conteúdo – de forma contente

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profissionais de marketing

Quando o Content Marketing Institute lança seu relatório anual de benchmark, vou direto para uma estatística: quantas pessoas tinham uma estratégia de conteúdo documentada?

Todos os anos, o número surpreendentemente baixo de profissionais de marketing que possuem uma estratégia de conteúdo documentada tem sido a estatística mais preocupante no relatório robusto. Sempre espero ver um aumento dramático, mas geralmente fica em torno de 33%. Finalmente saltou um pouco este ano – para 37 por cento para profissionais de marketing B2B e 40 por cento para profissionais de marketing B2C.

Mas isso ainda é lamentavelmente baixo.

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Dois terços dos profissionais de marketing de conteúdo estão sabotando seus esforços ao não conseguirem criar uma estratégia de conteúdo documentada. Eles simplesmente não se preocupam em definir seu público-alvo, voz, estilo e objetivos. Se eu pudesse resolver um problema na indústria de marketing de conteúdo, poderia ser este. E isso porque é crucial para tudo o que fazemos, especialmente se você deseja evangelizar seus esforços de conteúdo dentro de sua própria empresa.

Por que somos obcecados por estratégias de conteúdo documentado

Lidero nossa equipe de estratégia de conteúdo na Contently. Uma grande mudança que fizemos no ano passado foi garantir que cada novo cliente tenha uma estratégia de conteúdo documentada em vigor. Alguns clientes já possuem uma estratégia robusta e documentada, mas para aqueles que não possuem, criamos um plano de conteúdo detalhado gratuitamente. Isso porque realmente acreditamos que uma estratégia de conteúdo documentada é fundamental para o sucesso. Não ter um é uma receita para o desastre.

É simplesmente lógico. Para começar, se você não tiver uma estratégia de conteúdo documentada, há uma boa chance de você não ter uma noção clara de seus objetivos. E sem metas para atingir, é impossível saber se você teve sucesso ou não. No momento, esta é uma epidemia na indústria de marketing de conteúdo. De acordo com o relatório do CMI, 60 por cento dos profissionais de marketing B2C e 59 por cento dos profissionais de marketing B2B não têm certeza de como é um programa de marketing de conteúdo eficaz.

Isso é ridículo e precisa melhorar.

Superando seu medo de uma estratégia de conteúdo documentada

Tenho uma teoria simples sobre por que os profissionais de marketing lutam para documentar sua estratégia de conteúdo: é assustador e assustador. Algumas pessoas podem não saber como deve ser uma estratégia de conteúdo.

Nós assamos estratégia de conteúdo diretamente em nossa plataforma, mas qualquer pessoa pode criar uma estratégia razoavelmente bem-sucedida concentrando-se em 10 componentes principais:

Missão de conteúdo: o propósito do seu conteúdo.

Metas: os objetivos claros que você gostaria que o conteúdo alcançasse para sua organização.

KPIs: como você medirá essas metas e os benchmarks que gostaria de alcançar.

Tom e estilo: uma descrição clara e detalhada de como deve ser o som do seu conteúdo, com exemplos.

Público-alvo: quem você está tentando alcançar.

Tópicos de conteúdo: os assuntos que você abordará.

Formatos de conteúdo: os diferentes tipos de conteúdo que você gostaria de criar. Texto, vídeo, infográficos, vídeo curto, etc.

Estrutura de marcação: um sistema para marcação de conteúdo para que você possa acompanhar o que está funcionando e otimizar ao longo do tempo.

Alocação de conteúdo: quanto conteúdo você criará a cada mês e como dividirá seu orçamento entre cada tópico e formato. (ex. abaixo)

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O processo é relativamente simples, mas obriga você a pensar criticamente sobre seu programa de marketing de conteúdo, realizar algumas pesquisas baseadas em dados [nota]Usamos um conjunto de ferramentas internas e externas[/nota] e fazer perguntas difíceis.

Como empresa, passamos a acreditar tanto nos planos de conteúdo que os incorporamos diretamente em nosso software para que qualquer colaborador que esteja trabalhando em um projeto possa vê-lo. A falta de planejamento é o maior motivo do fracasso dos programas de marketing de conteúdo. Estamos entusiasmados por fazer parte da solução.

Marketing de conteúdo ainda é uma indústria jovem, mas está caminhando na direção certa. O relatório da CMI revelou que 62% dos profissionais de marketing B2B e 63% dos profissionais de marketing B2C achavam que seus programas de marketing de conteúdo tiveram mais sucesso este ano do que no ano passado. Imagine o quão maior esse número poderia ser no próximo ano se todos simplesmente sentassem e planejassem com antecedência.

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https://contently.com/2017/01/09/no-content-strategy/
Autor: Joe Lazer

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