À medida que o mercado global se torna mais complexo, as organizações exigirão soluções de implementação tecnológica inovadoras e económicas, bem como meios apropriados para comunicar essas soluções aos seus muitos intervenientes. É por isso que uma corporação contrata um analista de negócios em primeiro lugar. A análise de negócios progrediu ao longo do tempo. Empresas, corporações e organizações que utilizam a tecnologia da informação em suas operações a aceitaram como um conceito importante em seu crescimento.
Compreender os requisitos de mudança de negócios, avaliar o impacto dessas mudanças nos negócios, registrar, analisar e documentar requisitos e auxiliar na comunicação e entrega de requisitos às partes interessadas relevantes são instâncias de análise de negócios. Um analista de negócios se comunica com os proprietários de empresas para aprender e compreender suas demandas, da mesma forma que um arquiteto faz perguntas sobre o projeto, o orçamento e as preferências pessoais de uma pessoa ao criar uma casa.
Um analista de negócios também produz critérios que identificam claramente as necessidades de uma empresa e garantem que estejam alinhados com os processos de negócios da empresa, semelhante à forma como um arquiteto apresentaria planos e obteria a aprovação do proprietário antes de entrar em contato com os construtores. Um analista de negócios pode se especializar em estrutura tecnológica, gestão corporativa ou gestão de estoque, mas as principais habilidades exigidas permanecem as mesmas: definir o problema de uma empresa, coletar e analisar dados relevantes, avaliar os processos e procedimentos da empresa e, finalmente, recomendar e implementar procedimentos para resolver o problema.
Somente uma análise de mercado completa que ajude a organização a acompanhar os rápidos avanços do mercado pode fornecer à empresa as habilidades necessárias para permanecer competitiva. Isso só é possível com a experiência e as habilidades de um analista de negócios.
As habilidades de um analista de negócios, por outro lado, estão evoluindo e abrangem uma ampla gama de funções, tais como:
Analisar e corrigir desafios de negócios fazendo recomendações com base na análise e revisão de dados.
Para aumentar a eficiência dos processos corporativos, como vendas, produção e marketing, o analista de negócios deve realizar pesquisas de mercado. A pesquisa de mercado pode revelar como funciona a concorrência e o analista de negócios pode fornecer sugestões à empresa com base nessas descobertas, a fim de obter uma vantagem competitiva.
Os analistas de negócios em grandes empresas às vezes se especializam em uma determinada área ou trabalham para um departamento específico, restringindo sua influência a esse domínio. Os analistas de negócios de pequenas empresas, por outro lado, normalmente têm horários de trabalho mais flexíveis.
Identificar e transmitir os ajustes necessários aos stakeholders, parceiros e alta administração da empresa.
Criar soluções de TI utilizando recursos de TI e preencher a lacuna entre as metas de TI e de negócios para ajudar as empresas a atingir seus objetivos.
Responder perguntas da alta administração e auxiliar no treinamento dos funcionários.
Criar uma estratégia global de gestão para a organização.
Ao contratar um analista de negócios, procure alguém com um conjunto diversificado de habilidades e capacidade de adaptação para ajudar uma empresa a aumentar sua produtividade, eficiência e lucratividade. Um grande analista de negócios serve como um elo entre as capacidades de negócios e as partes interessadas, ajudando a compreender as necessidades corporativas e a desenvolver uma solução para atender a esses objetivos.
Funções do analista de negócios:
Antes de começar, você deve primeiro definir a função, definir expectativas e decidir se recrutará um analista júnior ou sênior. A seguir estão as principais responsabilidades de um analista de negócios:
Identificação das necessidades do negócio – Manter linhas de comunicação abertas entre as partes interessadas e a equipe para identificar as necessidades do negócio e os requisitos do projeto.
Análise e compreensão dos requisitos – O analista de negócios compreende e examina minuciosamente os requisitos da empresa.
Objetivos do relatório – Com base no tipo de projeto, nas expectativas do negócio e nas preferências das partes interessadas, documentar com precisão os requisitos em um formato que possa ser comunicado a todas as partes interessadas.
Aprovação de Requisitos — Uma vez escritos os requisitos, eles devem ser aprovados e compreendidos da mesma forma por todas as partes interessadas, a fim de eliminar erros, obter informações adicionais e economizar dinheiro.
Dicas para avaliar e contratar um analista de negócios:
Os candidatos a analistas de negócios podem ser avaliados por sua capacidade de trabalhar em situações estressantes, bem como por seu conhecimento e experiência. Pode ser difícil avaliar a competência de um analista de negócios antes de contratá-lo. Já discutimos as habilidades essenciais para um desempenho profissional bem-sucedido. No entanto, avaliar as competências numa entrevista presencial é difícil. Tempo e dinheiro são necessários. Avaliar as habilidades de um candidato antes de uma entrevista economiza tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que ajuda os recrutadores e gerentes de contratação a escolher candidatos qualificados.
Neste caso, um projeto bem projetado e bem executado teste de analista de negócios on-line é um dos métodos mais eficazes de triagem e contratação de pessoas. É vital elaborar um exame que cubra todas as habilidades mencionadas acima. O teste deve incluir questões bem equilibradas e relevantes sobre raciocínio analítico, interpretação de dados, preservação de dados, compreensão auditiva, cognição e habilidades de escrita para medir com sucesso o conhecimento básico, moderado e avançado de cada candidato.
Perguntas de pensamento analítico: As perguntas de pensamento analítico são usadas para avaliar a capacidade de um candidato de analisar e resolver uma variedade de problemas de negócios. É seguro presumir que, se um candidato se destacar no pensamento analítico, ele também terá sucesso na resolução de problemas e na análise de requisitos.
Interpretação de dados: A interpretação de dados é algo que a maioria das pessoas realiza diariamente. É necessário compreender dados numéricos e gráficos para interpretá-los.
Comunicação: correção de frases, seleção de palavras, reconhecimento de erros e questões de compreensão de leitura são exemplos de comunicação. O analista também deve interagir com todos os membros da equipe de forma eficaz e regular, respondendo às dúvidas e garantindo que eles entendam a importância da tarefa em questão e quando se espera que sejam entregues.
Capacidade de resolver problemas: As avaliações são a melhor técnica para medir a capacidade de resolução de problemas, em vez de olhar um currículo. As habilidades de resolução de problemas dos candidatos podem ser avaliadas por meio de estudos de caso, estimativas e avaliações de habilidades lógicas.
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Autor: Administrador do Blog