Uma equipe engajada, motivada e comprometida em alcançar objetivos compartilhados é um aspecto importante para administrar um negócio de sucesso. Uma maneira útil de conseguir isso é verificar regularmente como seus funcionários estão vivenciando o dia a dia no trabalho.
Pesquisas de engajamento de funcionários forneça aos líderes empresariais feedback valioso para ajudá-los a moldar o local de trabalho para obter o melhor de seus funcionários.
Neste blog, veremos por que as pesquisas de engajamento são importantes, quando realizá-las, o que incluir e o que fazer quando tiver os resultados!
Por que as pesquisas de engajamento são importantes?
A pesquisa mostra que o envolvimento dos funcionários está diretamente relacionado à produtividade, à satisfação do cliente e, em última análise, ao sucesso do negócio. As equipes engajadas têm maior probabilidade de serem produtivas, inovadoras e comprometidas com o sucesso do seu negócio. Os funcionários descomprometidos, por outro lado, têm maior probabilidade de se ausentarem, cometerem erros e serem fonte de qualquer negatividade no local de trabalho.
Através de pesquisas de engajamento bem elaboradas, os líderes empresariais podem obter insights sobre pontos críticos a serem abordados antes que se tornem problemas importantes. Bem feitas – as pesquisas de engajamento também destacarão o que os líderes empresariais estão fazendo bem e o que deveriam continuar fazendo!
Também é crucial comunicar o propósito e os benefícios de fazer uma pesquisa de engajamento à sua equipe antes de fazê-la. Certifique-se de que eles entendem que seu feedback é valorizado e será usado para fazer mudanças positivas em seu local de trabalho, contribuindo para a construção de um ambiente seguro e inclusivo onde os funcionários se sintam confortáveis para falar sobre suas experiências e compartilhar seus comentários.
Quando é o melhor momento para realizar pesquisas de engajamento?
Considere realizar o inquérito durante um período de relativa calma e estabilidade – idealmente nas primeiras duas semanas de um mês e na primeira metade de um ano financeiro. Acertar o momento certo significará que você obterá o maior retorno possível em termos de feedback – já que é mais provável que sua equipe tenha capacidade de se concentrar totalmente em concluir a pesquisa e fornecer respostas ponderadas e ponderadas.
Outro aspecto a considerar é a frequência da pesquisa. Historicamente, muitas organizações realizavam pesquisas de engajamento uma vez por ano ou uma vez a cada poucos anos. No entanto, a realização de “pesquisas” mais curtas e frequentes para avaliar o sentimento dos funcionários pode ser uma abordagem muito mais eficaz: fornecer insights mais oportunos, permitir ações mais rápidas para abordar quaisquer preocupações emergentes e também permitir que os líderes empresariais vejam o impacto de quaisquer ações tomadas a partir de resultados de uma pesquisa anterior.
O que incluir em uma pesquisa de engajamento?
Ao elaborar uma pesquisa de engajamento, é importante cobrir diferentes aspectos da experiência do funcionário. Embora possa ser tentador fazer um grande número de perguntas em uma pesquisa de engajamento, geralmente é melhor manter o número de perguntas relativamente baixo. Fazer muitas perguntas (e com muita frequência) pode resultar em respostas incompletas ou imprecisas. Procure fazer uma pesquisa que leve cerca de 10 a 15 minutos para ser concluída.
Aqui estão algumas categorias principais a serem consideradas em uma pesquisa de engajamento e por que elas são significativas:
As questões de liderança e gestão examinam a eficácia da liderança e gestão dentro da organização. Pode ajudar a identificar áreas onde os líderes se destacam ou áreas onde são necessárias melhorias. O feedback sobre a liderança fornece insights sobre a confiança, a comunicação e o apoio dos funcionários, que são vitais para promover um ambiente de trabalho positivo.
As questões de Comunicação e Feedback avaliam a qualidade e a frequência dos canais de comunicação dentro da organização. A comunicação eficaz garante que os funcionários estejam bem informados, conectados e tenham voz. A recolha de feedback sobre as práticas de comunicação ajuda a identificar áreas onde a comunicação pode ser melhorada para facilitar a transparência e o envolvimento.
As perguntas sobre equilíbrio entre vida profissional e pessoal exploram até que ponto as pessoas conseguem equilibrar suas vidas pessoais e profissionais. Ele examina fatores como carga de trabalho, flexibilidade e apoio à integração entre vida profissional e pessoal. Compreender o nível de equilíbrio entre vida pessoal e profissional ajuda as organizações a criar políticas e práticas que promovam o bem-estar e a satisfação dos funcionários.
As questões de Desenvolvimento e Crescimento de Carreira concentram-se em oportunidades de avanço, desenvolvimento profissional e crescimento dentro da empresa. Avalia se os funcionários se sentem apoiados nas suas aspirações profissionais e se a empresa fornece os recursos necessários para o desenvolvimento e progressão de competências.
As questões sobre remuneração e benefícios examinam as percepções dos funcionários sobre sua remuneração, benefícios e recompensas. Ajuda as organizações a avaliar se os seus pacotes de remuneração são competitivos e se estão alinhados com as expectativas dos funcionários. Os insights obtidos podem informar decisões relacionadas a ajustes salariais, pacotes de benefícios e programas de reconhecimento.
As questões de Dinâmica de Equipe e Colaboração avaliam o nível de trabalho em equipe, colaboração e suporte entre colegas. A forte dinâmica da equipe contribui para um ambiente de trabalho positivo e para o envolvimento dos funcionários. Compreender a dinâmica dentro das equipes pode destacar áreas onde são necessários apoio ou recursos adicionais para promover uma força de trabalho coesa e produtiva.
As questões sobre cultura e valores no local de trabalho investigam a cultura, os valores e a inclusão de uma organização. Avalia se os colaboradores sentem que a sua organização promove uma cultura positiva e inclusiva e se conseguem alinhar os seus valores pessoais com a missão da organização. Os insights desta categoria podem orientar iniciativas para fortalecer a cultura da empresa e garantir que os colaboradores tenham um sentimento de pertencimento.
Os insights valiosos obtidos de uma pesquisa bem elaborada e oportuna podem ajudar a identificar áreas de melhoria, impulsionar a tomada de decisões estratégicas e criar planos de ação para melhorar a experiência geral dos funcionários na empresa, a fim de aumentar o envolvimento da equipe.
O que você deve fazer com os resultados?
Embora realizar uma pesquisa de engajamento no momento certo seja um ingrediente chave para o sucesso, acompanhar e agir após a pesquisa é igualmente importante. Compartilhe os resultados com sua equipe – os destaques e também as oportunidades de melhoria – e informe-os como seu feedback será usado para definir como as melhorias serão feitas. Certifique-se de comemorar os sucessos. É fundamental reconhecer e celebrar todas as áreas em que a organização apresenta um bom desempenho, bem como os esforços dos colaboradores para alcançar esses sucessos.
Agindo:
Para áreas que precisam de alguma melhoria, identifique e comunique 2 a 3 ações impactantes e alcançáveis que seus líderes se comprometerão a concluir nos 2 a 3 meses seguintes após a pesquisa e certifique-se de testar seu sucesso na próxima pesquisa de engajamento.
Tomar medidas com base nos resultados da pesquisa demonstra que a organização está comprometida com mudanças positivas e reforça a confiança e o envolvimento entre a equipe e ajudará a promover uma cultura de melhoria contínua na sua organização.
A equipe da Hello Monday está aqui para ajudar a projetar e gerenciar sua próxima pesquisa de engajamento, analisar os resultados e orientá-lo na identificação das ações mais impactantes a serem tomadas quando a pesquisa for encerrada.
Contate-nos hoje para saber mais sobre nossos serviços e como podemos ajudá-lo a atingir todo o potencial e engajamento de sua equipe!
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Autor: Mediagigante